Lilypie Fifth Birthday tickers

Lilypie Fifth Birthday tickers

Monday, January 12, 2009

Filho único

Este mês na revista Pais e Filhos vem um artigo sobre os filhos únicos. Este tema diz-me bastante porque fui filha única durante 10 anos e porque por esse motivo sempre quis ter pelo menos 2 filhos. Continuo a querer muito ter outro filhote e se fosse só pela minha vontade este verão começava os treinos, até porque queria que a Laura e o mano/a tivessem 3 anos de diferença e não mais que isso. Acontece que outras questões se levantam e neste momento não dá mesmo, por isso, a difença de idades vai acabar por ser de 4 ou 5 anos e acho que talvez seja muito.
Aqui na revista diz que dos filhos únicos pode-se esperar entre outras coisas:
- Dificuldade em partilhar;
- Tendência para o egocentrismo e narcisismo;
- Menos preparação para relações sociais;
Isto ainda é mais acentuado quando as crianças são filhas únicas, sobrinhas únicas e netas únicas que é o caso da minha filhota! Primos direitos ainda não tem, tem apenas primos em 2º grau.
Dos muitos livros que leio também vi que a melhor idade para um primeiro filho ter um irmão é entre os 3 e os 6 anos por isso acho que vou a tempo, hehehehehe....esperemos que sim! não quero mesmo que a Laura seja única e só de pensar em estar grávida, só de me lembrar de como é bom ainda fico com mais vontade! E por aí mamãs, para quando mais um filhote?

11 comments:

PatLeal said...

Nós queremos, mas não biologico, uma filhota de coração....


Jocas

Violeta said...

Também queremos mais 1... Engravidar entre este ano e o próximo. A diferença de idades a situar-se nos 3 aninhos!

Bjsss

sandra.am.silva said...

Olá Kel!
Eu sou filha única e por esse e outros motivos nunca quiz que o Afonso fosse filho único.
Este ano, eu espero que seja um ano de viragem. Se assim for os treinos por aqui começam logo a seguir!
:)
Beijo, beijo, beijo

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com

© | TéTé £ XαVιєR | said...

Também partilho da mesma opinião e sendo a 4ª e última filha não gostaria de ter só um.
Aliás acho que faz bem aos dois, isto é, a nós pais e aos filhos. A eles que aprendem a partilhar e a nós já que deixámos de ver única e exclusivamente somente aquele filho ;o)
Se a vida permitir daqui a 2 anos começo os treinos!
E se Deus quiser darei um mano ao Xavier quando ele tiver perto dos 4 anos.
Sabes que li na bebé d’hoje que a idade ideal não existe afinal cada criança é diferente…
Partilho essa alegria que é estar grávida… que saudades!
E ando um pouco “assustada” com a quantidade de amigas que engravidaram de novo tendo o 1º filho 1 e 2 anos… haja coragem!
Beijos
Tété & Xavier

Nina said...

Para mim, acabou, embora sempre quisesse ser mamã de muitos filhotes!:)
Beijinhos grandes

Mamã da Tartulhinha said...

Este é um assunto em que tenho pensado muito últimamente. Com a Catarina a fazer os 2 aninhos começámos a falar dessa mesma questão. Confesso que nunca ponderei ter só um filho, mas infelizmente a vida dá tantas voltas, as coisas estão cada vez mais dificeis e tenho um certo receio colocar mais um filho no mundo...a verdade é que queremos tentar o menino e também gostavamos que tivessem pouca diferença, a ver vamos, o tempo o dirá.

Beijocas grandes a ponderar!!!

pedradababy said...

Hahahaha é verdade, a minha filha Gabi foi única durante 10 anos. Agora é quase uma mamã para a mana dela e tem todos os "defeitos" referidos na revista. Sori logo quando reconheci a descrição dos filhos únicos na minha mais velha.
Obrigada por passares por lá e pelo comentário e claro que podes seguir. Dentro do meu tempo farei o mesmo e quem saiba acompanharei a vinda de mais um ser hehehehe
beijo

Ana said...

Eu tb kero + um, tenho tantas saudades de estar gravida e axo k n gozei mt a minha gravidez. Há 1 ano k ando a tentar mas as coisas n estão a correr bem.
Qt ás idades axo k cada idade tem as suas coisas boas e más.
Bjs

NCC said...

Olá amiga! Há uns meses atrás quando pensava nos nove meses de enjoo-os, pensava "nem pensar, quando isto acabar não me volto a meter noutra". Logo depois do cucas ter nascido, apetecia-me ficar grávida outra vez. Quem sabe qualquer dia.... o pai parece que já está "meio" convencido!!!
beijocas

Familia de Pinho Marques said...

Bem, eu falo pela minha experiência própria... N queria ter só um filho, pelos motivos q mencionaste, mas decidimos q a diferença seria de 3 anos, p ser mais equilibrado (do meu ponto de vista)... Assim n há tantos conflitos de interesses provocados pela diferença de idades e acho q estou a adorar, embora no início seja um pouco mais complicado... Agora já andamos a planear o 3º e se esse vier, virá certamente o 4º tb, meta q ambos gostaríamos imenso de atingir... E será uma casa cheia de alegria e vida!!

P ser sincera, adoro mts crianças juntas e aniversários e Natais cheios de família, os meus filhos já só têm um primo, 5 anos mais velho e acho q neste campo vão ficar por aqui ainda por mts mais anos... Tb quero aumentar as minhas probabilidades de ser avó... Lolol

Força na vossa meta!

Bjoquitas Bárbara, Guga & Kika

Angel said...

Eu, creio que já tinha partilhado, gostava de voltar aos treinos em Setembro mas vamos ver como corre a vida até lá. Queria sim que ele nascesse no verão a seguir, dai voltar aos treinos no Outono :)
Será que vamos estar grávidas juntas, era tão bom!