Lilypie Fifth Birthday tickers

Lilypie Fifth Birthday tickers

Friday, June 3, 2011

Asas para voar

Ontem foi dia de reunião da escolinha da pipoca e a educadora deixou nos um texto lindo para pensarmos. Vale a pena lerem ;)

" No coração de Alberto reinava a alegria, dele brotavam sentimentos de amor a rodos. Um certo dia foi passear pelo bosque. Notava que necessitava de contacto com a Natureza uma vez que, desde o nascimento do seu bebé, via  beleza em tudo...
... De repente viu pousada num ramo uma águia de bela plumagem. Esta tivera também a alegria de ter as suas crias e o seu objectivo era chegar até ao rio que ficava próximo, apanhar um peixe e levá-lo para o ninho como alimento...A águia notou a presença de Alberto, olhou-o fixamente e perguntou:
- Onde te diriges tu, meu bom homem? vejo alegria nos teus olhos.
Alberto respondeu:
- O meu filho nasceu e vim ao bosque desfrutar da Natureza. mesmo assim, sinto-me confuso.
- Porquê?- perguntou a águia - O que pensas fazer com o teu filho?
- A partir de hoje vou cuidar sempre dele, vou dar-lhe de comer e não permitirei que passe frio. Vou encarregar-me de que tenha tudo o que necessita e protegê-lo das inclemências do clima; vou defendê-lo de todos os inimigos que possa ter e não permitirei que passe por situações dificeis. Por isso estou aqui, para que ele tenha a vida mais facilitada do que foi a minha, para que a vida não o faço sofrer. Eu, como seu pai, serei forte como um urso e com a força dos meus braços vou rodeá-lo e abraça-lo e nunca deixar que nada nem ninguém o incomode.
A águia não conseguia conter a surpresa, escutava-o atónita e não acreditava no que ouvia. Então, respirando fundo olhou para ele fixamente e disse:
- Escuta-me bem, bom homem. Quando recebi a ordem da Natureza para gerar os meus filhos também recebi de construir o ninho, um ninho confortavel, seguro e bem resguardado dos predadores, mas pus-lhe igualmente ramos com muitos espinhos. E sabes porquê? Porque mesmo que os ninhos estejam agora cobertos por penas, um dia, quando os meus filhos tiverem as suas próprias plumas e estiverem fortes para voar, farei desaparecer todo o conforto e eles não conseguirão continuar a morar sobre os espinhos. Isso vai obrigá-los a que construam o seu próprio ninho. Todo o vale será para eles sempre e quando desejem e se esforcem por conquistá-lo; todas as montanhas, rios cheios de peixe e as suas pradarias cheias de coelhos.
O homem escutava as palavras da águia com atenção. esta prosseguiu:
- Se eu as abraçasse como um urso, iria reprimir as suas aspirações e desejos de serem eles próprios, destruiria a sua individualidade e eles transformavam-se em seres indolentes, sem vontade de lutar ou alegria de viver...Ao querer resolver todos os seus problemas, iria impedir-lhes que tivessem os seus próprios triunfos, fracassos e que cometessem os seus erros. Seria responsavel por não os ter ensinado a serem águias livres.
...Despediram-se e Alberto, reconfortado e também inquieto, prosseguio o seu passeio, pensando apenas em chegar a casa para abraçar o seu bebé. Mas sem o sufocar e deixando-lhe a liberdade necessária para mexer os braços e as pernas...apenas abraços de carinho e amor que libertem e que não impençam o seu crescimento."

Retirado do livro na imagem


Vale a pena ler ;) vou comprar porque preciso de ser uma mãe um bocadinho mais relaxada como a mãe águia.

2 comments:

Claudia said...

lolololol acho que também vou precisar de ler esse livro...

Sandra C. said...

Olá Kel! Adorei o texto, realmente é uma lição da qual devemos retirar algo e colocá-lo em prática! Apesar de a nossa tendêcia natural é protege-los...
Fiquei muito feliz por saber que a operação coreu muito bem!
Quem sabe um dia destes não nos vemos, lá no CS...
Jokas grandes!
Sadra C.