Lilypie Fifth Birthday tickers

Lilypie Fifth Birthday tickers

Wednesday, October 31, 2007

Happy Halloween!!!

E hoje é noite de Halloween! Confesso que acho engraçado, adoro bruxas e tudo o que tenha a ver com o oculto e com religiões e misticismo.
Halloween tem na sua origem o dia de todos os santos. Em inglês dia de todos os santos diz-se "All halloows day" que passou a Halloween.

Há dois mil anos os celtas habitavam a Inglaterra, Irlanda, França e Península Ibérica. Costumavam comemorar o Dia de Ano Novo a 1 de Novembro.
Para eles era o fim do Verão, das colheitas e o início dos Invernos escuros, com tempestades e muito frio. Era nesta altura do ano que a população celta sofria mais mortes, por causa do tempo. Por isso, os druidas (os seus sacerdotes) acreditavam que a noite de 31 de Outubro era uma espécie de abertura da passagem entre a vida e a morte.
Assim, pensavam que nessa noite os fantasmas do mundo da morte andavam à solta na Terra em busca de alimento e por isso faziam fogueiras no alto das colinas para os afastar. Essa noite era chamada de "Samhain", o "Dia das Almas".
Além de causarem problemas e prejudicarem as colheitas, os celtas acreditavam que a presença dos espíritos auxiliavam as adivinhações dos druidas.
Alguns séculos mais tarde, a influência do Cristianismo espalhou-se pelas terras celtas e no início do século VII, o Papa Bonifácio IV designou o dia 1 de Novembro como "O Dia de Todos os Santos".
No século X, a Igreja dedicou o dia 2 de Novembro às almas, em memória de todos os falecidos.
Halloween, Dia de Todos os Santos e Dia dos Mortos fundiram-se numa mesma tradição.

Bom feriado a todas e beijinhos

4 comments:

Mónica/Sofia said...

ESpero que tenham passado um assustador dia das burxas ahahhaha.

Beijokas ás duas

Mónica/Sofia said...

ups "bruxas"

Angel said...

Sinceramente não ligo nada a este dia mas acho que com a chegada dos filhos vamos começar a dar mais importancia que eu bem vi a criançada toda mascarada, uma especie de carnaval antecipado :)

Bjs

sandra.am.silva said...

Olá!!!
Aqui estao histórias que me fascinam...
Nas minhas varandas coloquei uns fantasminhas que tenho em barro branco iluminados com velas e à minha campainha tocaram umas 20 vezes... LOL
Cada vez mais tradição no nosso pais.
Beijinhos Grandes,

Sandra e Afonso
www.bebeafonsinho.blogspot.com